domingo, 23 de fevereiro de 2014

Projects: “Smoking Kids” por Frieke Janssens



Eis um projeto que deixa inquieto qualquer pensamento humano: é o “Smoking Kids“, da fotógrafa belga Frieke Janssens. Sua motivação partiu de um vídeo onde um bebê da Indonésia costumava fumar em torno de 40 cigarros por dia, o qual ficou bastante conhecido pelo mundo inteiro.


Na Bélgica, a lei antifumo é extremamente recente e com isso, Frieke decidiu traduzir em form de cliques seus questionamentos, sendo chamada por “The beauty of an ugly addiction” (“A beleza de um vício feio”). Foram reunidas crianças entre 4 e 9 anos fumando, mas não apenas isso, também transmitindo muita elegância e habilidade usando roupas clássicas e totalmente vintage. E notável o ar retrô e melancólico que seu trabalho nos mostra. E sim, Frieke usa o photoshop para fazer seus tratamentos e deixar impecável o resultado.




Ok, mas o que ela quer passar com isso? Bem simples: colocar em confronto o glamour e o ato de fumar, algo que por anos e anos a indústria do entretenimento vendeu. E claro, com crianças ilustrando esse “brilho” todo, torna a cena muito mais impactante do que as imagens estampadas atrás das carteiras de cigarros, como temos hoje. E certamente: funcionou (clap! clap! clap!).


Mas as crianças estão mesmo fumando tabaco? Ok, relaxa aí: para as fotos, Frieke usou apenas incensos de queijo!








Fonte: Lomocinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário