quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Cinco Motivos para Assistir ATÉ O FIM


Odiei a tua peça, Castanha!
Por Claudio Oss

Fui assistir a peça do Castanha, ‘’Até o fim’’, saí com os olhos embrulhados, a garganta seca e uma certa angústia no peito, é uma daquelas peças que te faz repensar, sobre as pessoas em tua vida, sobre o sentido disso tudo que passamos aqui, sobre viver, sobre morrer, sobre a alegria de saber morrer, mas não é um texto simplesmente para um palco, é uma auto-biografia, o que se vê é o autor abrindo seu coração, de uma forma que nunca o vi fazer, quando estamos no escritório só batendo um papo e falando da vida dos outros ou criando cenas mirabolantes em nossas cabeças, a saudade que sente é das pessoas da sua época, da sua turma, de quando tudo o que se fizesse seria novidade e transgressor, é uma daquelas saudades que trazemos sempre no peito e não sabemos identificar, Castanha é uma pessoa de coragem, faz da arte sua vida, sua paixão, ele não dá vida ao personagem, ele é o personagem de sua própria história, não mede esforços pra fazer o que tem na ideia, por que pra ele o grande barato está em realizar o que lhe dá prazer não é nem pelo resultado que possa dar, mas simplesmente pelo tesão que é realizar, quero que saiba o carinho tamanho que sinto por ti.
Odiei a peça do Castanha, odiei o fato de imaginar não te ter mais aqui, com suas risadas, seu humor ácido, sua tosse, suas dicas de músicas, suas histórias, um abraço com o maior carinho que se possa dar a um amigo!




Até o Fim – Uma Comédia sobre a Morte
Por Gustavo Saul 

Carisma. Algo raro e, ao mesmo tempo, extremamente comum no meio artístico. Existem atores talentosíssimos que não tem carisma. E vice-versa. No caso de João Carlos Castanha, as duas qualidades andam inquestionavelmente de mãos dadas. Ator e performer de altíssimo talento, Castanha trilhou ao longo das décadas uma carreira brilhante que vem atingindo o ápice nos dias atuais, muito devido á sua primorosa atuação no filme “Castanha”, de Davi Pretto, premiado recentemente no Festival Internacional de Cine Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha.

Mas Castanha também está em uma ótima fase no teatro. A peça “Até o Fim’, com texto do próprio ator e direção de Zé Adão Barbosa é o exemplo atual dessa fase. Descrita pelo próprio autor como uma “comédia sobre a morte”, o espetáculo trata sobre a delicada relação entre um paciente terminal num quarto de hospital e sua enfermeira. Nesse cenário, Castanha surge supremo dando vida ao doente e resgatando memórias de sua vida entre desilusões e fracassos. E no enfrentamento entre ele e sua enfermeira, (Rose Canal), surge uma belíssima cumplicidade.

Méritos de sobra a dramaturgia e a direção que aliam um humor ácido com momentos de imensa ternura. O personagem é, ao mesmo tempo, menino, devasso e irônico. Sonha e ao mesmo é sarcástico, real. Palpável. Humano até a raiz da alma. E fascinante.

“Até o Fim – Uma Comédia Sobre a Morte”, fica em cartaz até esse final de semana (24 de Agosto) no Teatro do Museu do Trabalho.


Alguns comentários sobre a peça "Até o Fim"
Por Leonardo Della Pasqua

Assistir ao espetáculo "Até o Fim", do João Carlos Castanha, é ser atravessado por sensibilidades e risadas, muitas risadas! Intensa, cômica e profunda, a peça catapulta o espectador de um quarto do hospital - onde encontra-se um doente em fim de vida - às memórias afetivas de seu personagem principal.

Confesso que esperava bem menos da trama e fui completamente surpreendido! Castanha nos faz viajar em seu amor pelo teatro, cinema e musicais. De "O homem elefante" a "Bonequinha de Luxo. De "Abril Despedaçado" a "Nosso Lar". Um verdadeiro passeio cultural.

Castanha nos conta sua vida e parte da história de Porto Alegre. Cita lugares que já não existem mais, pessoas que já partiram e amores que ficaram no passado. Sem melodrama. Sem tristeza desesperançada. Seu humor melancólico e introspectivo fala da morte, dos lutos, das perdas. Pudera todos conseguissem se despedir da vida assim...

Zé Adão Barbosa dirige espetáculo com mão firme e decidida. Acolhe as loucuras de Castanha e imprime uma reflexão existencial sobre as formas de viver e morrer com elementos cênicos impactantes, como a água, os peixes, a música os vídeos-depoimento.

Não é somente a enfermeira que aprende com o doente acamado. Somos todos nós. Difícil não pensarmos sobre as escolhas que fazemos e o modo como conduzimos nossas vidas. O fim chega para todos, isso é certo e nada podemos fazer. Cabe a nós decidirmos como será o "entre", que depende diretamente de nossas escolhas...

Até o Fim

Por San Lopez

Decidi refletir sobre a morte no último domingo às 20h no Teatro Museu do trabalho, a atividade que pode parecer macabra para alguns, o seria, não fosse a visão tragicômica do ator e dramaturgo João Carlos Castanha que aborda o assunto com maestria.
O personagem em sua fase terminal mostra bom humor e vivacidade, revelando ao mundo que tem muitos " vivos - mortos " por aí, sem a menor gana de viver, e essa sua vontade de ser e trazer felicidade é transformadora na vida de sua enfermeira e do público.

Com texto quase autobiográfico, Castanha rende homenagens à grandes personagens da cena underground gaúcha e do cinema mundial, pontuando todo o espetáculo com o seu desejo de ser eterno e glamouroso, mesmo enfrentando as mazelas da vida, com as restrições causadas pela enfermidade que o consome, mas repleto de alegria e bom humor, humor este por vezes sarcástico.
Sua necessidade de ser eterno é clara e objetiva, como se falasse nas entrelinhas do seu texto uma das célebres frases de Suassuna: " só a arte e a literatura nos tornará imortais".
A cena final nos remete novamente ao cinema, mais especificamente as películas de Almodóvar e seus travestis e mulheres de trejeitos e personalidades fortes.
Gostei e recomendo, afinal é melhor rir do que se angustiar "Antes do Fim" que nos espera a todos, sem exceção!

Obrigado, Castanha!

Por Jairo Moraes

Claro que tudo que será escrito é apenas o que todos que conhecem e acompanham seu trabalho acham!
Ontem a noite tive a honra de assistir mais um trabalho deste grande ator, a peça Até o Fim!
E só quero deixar o meu registro o meu muito OBRIGADO por dividir conosco todo seu talento este humor .. esta alegria toda que nos faz dar boas risadas ... que Deus continue abençoando e dando saude para sempre nos trazer momentos de felicidades como foi assistir sua peça!
Obrigado João Carlos Castanha!





Nenhum comentário:

Postar um comentário